• Brusque/SC
  • (47) 3053-7082
-
-

Blog

26 de setembro de 2024

Processo Simplificado para Migração de Compute Instances Entre Diferentes Tenancies no OCI

Este artigo tem como principal objetivo apresentar um processo simplificado para migração de compute instancies entre diferentes tenancies. Este processo pode ser realizado com qualquer sistema operacional utilizado na compute instance.

O primeiro passo será exportar a compute instance desejada.

1. Acessando a Compute Instance

No console do OCI, navegue até o menu "Compute" e selecione "Instances". Escolha a instance que deseja exportar para dar início ao processo.

 

2. Criando uma Imagem Personalizada (Custom Image)

Clique na instance selecionada e vá até a seção "More actions", em seguida escolha "Create custom image". Defina o compartimento (compartment) e atribua um nome à imagem personalizada que será criada.

Observação: A criação de uma imagem personalizada causará uma indisponibilidade temporária da compute instance enquanto a imagem é gerada.

3. Exportando a Custom Image para um Bucket

Após a criação da custom image, será necessário exportá-la para um bucket. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. No menu Compute, vá até Custom Images.
  2. Selecione a imagem gerada e clique na opção "Export".
  3. Escolha o bucket de destino, defina um nome para a imagem e clique em "Export Image".

4. Gerando um Pre-Authenticated Request

Com a exportação concluída, acesse o bucket no qual a imagem foi armazenada. Clique na imagem gerada e selecione a opção "Create Pre-Authenticated Request". Isso permitirá a geração de um link que será utilizado para importar a imagem em outro tenancy.




5. Importando a Imagem no Novo Tenancy

Copie o link gerado na etapa anterior e conecte-se ao tenant de destino. No menu Custom Images, escolha a opção "Import Image". No processo de importação, selecione "Import from an Object Storage URL" e cole o link gerado anteriormente. Finalize a importação.


6. Criando uma Nova Compute Instance

Após a conclusão da importação da custom image, você poderá criar uma nova compute instance com base nela. Esta nova instance conterá todos os aplicativos e configurações que estavam presentes no momento da criação da imagem personalizada.





Concluído o processo de criação da máquina, a mesma já deve estar acessível com todos os aplicativos e configurações existentes no momento que a custom image foi gerada na origem.

 

Por: Jhonata Lamim.

96 visualizações

Compartilhe este post

Converse com a equipe Exímio

Encontre a melhor solução para sua empresa
Agende uma conversa com a nossa equipe!

Conteudo

Newsletter

Receba todas as nossas
novidades no seu e-mail