top of page
  • Foto do escritorEximio TI

Benchmarking Processadores da OCI


Conforme a Oracle havia anunciado que em breve disponibilizaria os shapes E5, baseados na quarta geração dos processadores AMD EPYC 97X4, apelidado de "Bergamo".


O novo processador AMD EPYC 97X4 é projetado especificamente para computação nativa em nuvem, onde a eficiência energética desempenha um papel crucial. Esses processadores apresentam os novos núcleos Zen 4c, que são 35% menores em comparação com os Zen 4.


Estes shapes já estão disponíveis para compute instance nos Estados Unidos e em breve devem ser disponibilizados também no Brasil.

Neste artigo é feito um benchmarking para medir o desempenho de carga de CPU dos shapes VM.Standard.E5.Flex como VM.Standard.E4.Flex e VM.Optimized3.Flex. Para esse teste foi usado o Sysbench.


O Sysbench é uma popular ferramenta de benchmarking de código aberto para sistemas Linux. Ela é projetada para medir o desempenho do sistema e a estabilidade em várias operações de carga, como CPU, memória, E/S de disco e desempenho do banco de dados.

É amplamente utilizado por administradores de sistemas, engenheiros de desempenho e desenvolvedores para avaliar o desempenho do hardware, ajustar configurações do sistema, identificar gargalos de desempenho e comparar o desempenho entre diferentes configurações de hardware e sistemas.


Nosso especialista em Oracle, Jhonata lamim, acompanhou o comparativo onde

foram criadas 3 compute instances (uma para cada modelo de shape) com 2 OCPUs e 15GB de RAM, utilizando o Oracle Linux 8 como sistema operacional.

Durante a execução do sysbench foram passados os parametros CPU, --threads=1 --time=60 para que seja realizado o teste de carga de CPU, com 1 threads por 60 segundos.


No teste realizado comparando o shape VM.Standard.E5.Flex com o VM.Optimized3.Flex, o VM.Standard.E5.Flex entrega mais 138% do numero de eventos processados, com um total de 252191, contra 182395 do VM.Optimized3.Flex. Já o número de eventos processados por segundo o VM.Standard.E5.Flex entrega 4203.14 contra 3039.83 do VM.Optimized3.Flex.

Comparando os shapes VM.Standard.E5.Flex com o VM.Standard.E4.Flex, o VM.Standard.E5.Flex entrega mais de 115% no numero de eventos processados, com um total de 252191, contra 219088 do VM.Standard.E4.Flex. Já o número de eventos processados por segundo o VM.Standard.E5.Flex entrega 4203.14 contra 3651.40 do VM.Standard.E4.Flex.


VM.Optimized3.Flex



VM.Standard.E4.Flex



VM.Standard.E5.Flex



Se você ainda não possui um serviço especializado de Oracle, procure nossa equipe e tenha mais eficiência e segurança na sua TI.


Converse agora com nossa equipe: (47) 3053-7082 - comercial@eximioti.com.br







47 visualizações0 comentário
bottom of page