• Eximio TI

Os ataques hackers não são as únicas ameaças a banco de dados desatualizados.

A quantidade de empresas atacadas nos últimos anos gerou alerta generalizado no mundo corporativo.


Banco de dados desatualizados são mais vulneráveis a ataques Hackers, e isto já não é novidade. Mas após os últimos casos e as grandes corporações serem atacadas, o alerta está cada vez mais intenso. Um grande exemplo foi na ultima semana o caso da Neopets, um jogo de simulação de animais de estimação virtuais, com 100 mil usuários ativos por dia e 1,5 milhão por mês, teve os dados de 69 milhões de usuários roubados.

Mas este assunto nos trouxe aqui novamente para esclarecer que os ataques hackers não são as únicas ameaças a banco de dados desatualizados. Além delas, podemos citar a falta de melhoria dos recursos existentes, falta de suporte técnico do fornecedor, incompatibilidade com software e hardwares mais recentes.

Independente do fornecedor de banco de dados utilizado (Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL etc.) é imprescindível que o mesmo esteja o mais atualizado que a aplicação suportar.

Vale destacar aqui, que muitos fornecedores das mais diversas aplicações, demoram um certo tempo para homologar seus sistemas nas versões mais recentes. Por isso a importância de validar os sistemas que utilizam o banco de dados e a compatibilidade com as novas versões, ressalta Jhonata Lamim, Especialista Oracle.


Ainda acompanhamos uma quantidade de clientes que não dão a importância necessária na atualização do banco de dados. Em nossa base atualmente temos um número expressivo de clientes com versões 12C, 11G e até 10G, apesar dos nossos constantes alertas e instrução para realizar o upgrade.

Sabemos também, que a Oracle alterou muito as regras de licenciamento nas novas versões, e isto esta impactando consideravelmente estes upgrades, porém o desgaste de uma perda de dados geram transtornos bem mais impactantes, destaca Cristiane F. Gramkow, Gerente Comercial da Exímio TI.


Os principais benefícios que podem ser destacados com a atualização da versão do seu banco de dados são:

  1. Novas funcionalidades e melhorias – As novas versões introduzem as melhorias em funcionalidades existentes, bem como a inclusão de novas funcionalidades afim que permitir um melhor desempenho, maior escalabilidade e disponibilidade.

  2. Maior segurança – Além de novidades e melhorias, manter o banco de dados atualizado reduzirá significativamente os riscos relacionados a bugs e vulnerabilidades de segurança.

  3. Suporte – Outro ponto não menos importante é o suporte do banco de dados. Cada fornecedor estabelece ciclos de suporte de acordo com a versão do banco de dados. Desta forma, deve-se manter sempre uma versão com suporte ativo e planejar os processos de atualização de acordo com o “ciclo de suporte”.

Procure nossa equipe para desenhar a melhor estratégia e impactar minimamente este upgrade.


Contribuíram para este texto:

Cristiane F. Gramkow - Gerente Comercial na Exímio TI

Jhonata E. Lamim - Especialista Oracle na Exímio TI.



49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo