Confira nesse texto alguns exemplos de indicadores que entregamos para os clientes que possuem a sustentação da Exímio TI.
A inovação, para qualquer tipo de empresa, tornou-se na era digital a chave para o sucesso. Otimizar seus processos e produzir mais com menos proporciona a longevidade e competitividade diante do mercado e da concorrência.
Certamente este sucesso depende também de alguns fatores onde destaca-se a análise precisa de indicadores, escolha da tecnologia certa para suportar a operação e claro, ter uma boa visão de negócio e futuro.
À medida que as organizações crescem, a mudança estrutural e complexidade tecnológica aumenta. Mapear, monitorar e prevenir tornam-se tarefas essenciais para se assegurar a continuidade e confiabilidade da empresa.
Neste âmbito, monitorar significa identificar e solucionar problemas antes que estes impactem a experiência do usuário ou a segurança de dados, além de contribuir para a definição de investimentos adequados para a TI e garantir o Total Cost of Ownership (TCO), isto é, a receita financeira projetada para o setor.
O controle realizado permite ainda que a disponibilidade dos dispositivos seja mensurada, o Service Level Agreement (SLA) e o Service Level Management (SLM) garantidos e que relatórios técnicos e gerenciais sobre pilares de capacidade e desempenho, por exemplo, possam ser gerados e que uma projeção sustentável de recursos seja construída e vários problemas evitados.
Independente do tamanho da empresa ou a complexidade dos recursos de TI, estes, não podem ser a barreira ou a desculpa para não se realizar a gestão e monitoramento dos ativos, pois é por meio deste trabalho que se consegue identificar aspectos que precisam ser melhorados, antecipar-se a problemas e solucionar os incidentes com agilidade.
Construir um sistema para monitoramento e capacitar a equipe perante diversas tecnologias normalmente é um desafio complexo e insustentável para uma organização, por isso, a busca por um parceiro estratégico com as habilidades e ferramentas necessárias para apoiar a equipe interna de TI é primordial.
A Exímio TI ajuda as empresas a superarem este desafio e a construir um ambiente de TI inovador, escalável, com alta performance, disponibilidade e segurança, utilizando métricas de monitoramento acessíveis em real-time.
Alicerçado em ferramentas Open Source como o Zabbix e Grafana, o monitoramento Exímio é flexível e preciso, abrangendo diferentes sistemas operacionais, bancos de dados, cloud, middlewares e appliances.
Gatilhos diferenciados podem ser configurados para cada tipo de alerta permitindo desde o acionamento do NOC e corpo técnico, ao envio de e-mail e SMS de forma automática para conhecimento das partes interessadas.
A Exímio conta com alguns dashboards para seus clientes de sustentação, que são isolados para cada cliente e tecnologia. Isso permite que se tenha uma visão histórica ou em tempo real do que está ocorrendo no ambiente sobre os pilares de performance, disponibilidade, segurança e capacidade, além de transparecer ao cliente indicadores para gestão de seu tanque de horas e chamados & consumo de horas.
Exemplo de gráficos para acompanhamento:
- Gestão: consumo de horas durante o(s) mes(es)
-
Sistema Operacional: consumo de CPU (load)
-
Sistema Operacional: utilização dos filesystems
-
Sistema Operacional: utilização das interfaces de rede
-
Oracle: atividade por classe de espera & TOP wait events
-
Oracle: conexões abertas & ativas
-
Oracle: utilização de área
-
Oracle: projeção de crescimento
-
Tomcat: utilização de memória
Todos esses Dashboards e indicadores estão disponíveis para os clientes de sustentação da Exímio. Essas informações acoplando com a gestão da nossa equipe torna a manutenção dos ambientes mais saudável e abrangente. Se não possui ainda nossos serviços contate nossa equipe agora mesmo!
(47) 3053-7082